sexta-feira, 7 de outubro de 2011

BRASIL BONITO !!!





Cidade brasileira chamada BONITO, no Estado do Mato Grosso do Sul. A cidade está em meio a um dos vales desse planalto, cuja rocha predominante é o calcário. Entre tais rochas, há espaços, dos quais chamamos de grutas ou cavernas. Assim, no Planalto da Bodoquena devem existir mais de cem cavernas. No subsolo do município há rochas que acumulam água, proveniente da chuva, formando assim o lençol freático. A água atravessa rupturas de algumas partes de rochas calcárias, recolhendo seus minerais. Com isso, as águas das nascentes saem ricas em bicabornato de cálcio e magnésio. Apesar disso, as águas continuam incolores.
As cavernas em Bonito são úmidas, sendo que algumas possuem lagos em seu interior. Há também formas curiosas que descem dos tetos das mesmas, assim como outras formas nas partes de baixo. Em geral são escuras, sendo a casa de pequenos seres, dentre eles, os morcegos, que possuem um papel fundamental na disseminação de sementes, assim como um transportador de alimento para dentro das cavernas, proporcionando o início da cadeia alimentar nas mesmas. Entrar em uma caverna se torna um obstáculo pois elas não foram feitas para a ocupação humana, mas algumas possuem acesso fácil. Mesmo assim, caminhar dentro de uma caverna só e sem um guia pode acarretar danos no interior das cavernas. Detalhe: as cavernas são de propriedade federal.
Os rios da região tem origem em rochas calcáreas. Em Bonito os rios possuem características peculiares: são rios transparentes. E essa transparência impressiona os visitantes. Muitas pessoas atribuem isso a conservação ambiental proveniente da pouca ocupação humana. Mas o motivo real para os rios locais terem águas cristalinas está na geologia: na região há muitas rochas, principálmente o calcário, cuja procedência vem do fundo do mar. Os principais rios são: Formoso, Prata, Perdido, Mimoso, Peixe, Ahumas, Olaria e Miranda.
Pólo do ecoturismo em nível mundial, suas principais atrações são as paisagens naturais, os mergulhos em rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas. É a principal atividade da região há muito tempo, além de estar em constante evolução buscando a interferência mínima na natureza.
Bonito reúne um conjunto de equipes, empresas, ONGs e órgãos governamentais que buscam organizar e coordenar o ecoturismo, visando sempre a sustentabilidade local e a conservação da natureza. A cidade tem seu próprio gestor de turismo, o Bonito Convention & Visitors Bureau..
Nas regiões mais montanhosas de Bonito, estas águas vão descendo pelos morros. Ao encontrarem algum obstáculo, o cálcio que estava na água precipita. Pouco a pouco se forma uma queda e, em alguns anos, temos uma cachoeira. Bonito possui cachoeiras com características peculiares: são cachoeiras de tamanho reduzido, com volume de água também reduzido. Há momentos em que essas cachoeiras aumentam de tamanho. Outra peculiaridade, além de cachoeiras, são as plantas que crescem sobre elas. O que faz o visitante ter a impressão que as cachoeiras estão vivas.
As agências da cidade organizam passeios para todo tipo de público, como o mergulho da superfície ou flutuação, rapel, passeios a pé e a cavalo, que permitem conhecer suas atrações naturais e o cotidiano das fazendas. Nos roteiros culturais, conhece-se as lendas, músicas e costumes regionais. É o centro da prática de esportes na natureza, oferecendo grande número de atividades em diferentes atrativos, como:
• Gruta do Lago Azul: Foi tombada Pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN.
• Rio Sucuri.
• Gruta de São Miguel.
• Abismo Anhumas: caverna com acesso apenas com rapel e também possui um lago para mergulho e snorkeling.
• Lagoa Misteriosa: situada no município de Jardim, a 42 km de Bonito, dolina de cerca de setenta metros de profundidade que possui uma lagoa no fundo. Uma lagoa de águas azuis impressionante.
A visibilidade da água passa de 40 metros. Megulhadores profissionais já desceram a mais de 220 metros de profundidade nesta lagoa e não encontraram fundo. As suas águas vem de fontes subterrâneas, ela circulam lentamente.
• Estância Mimosa Ecoturismo : passeio na trilha da mata ciliar do Rio Mimoso e banho em sete cachoeiras de águas cristalinas, Ao final é servido almoço típico de fazenda preparado em fogão a lenha.
• Aquário Natural - Baia Bonita
• Rio do Peixe
• Rio da Prata: situado no município de Jardim, a 49 km de Bonito, passeio de flutuação, de mergulho com cilindro, cavalgada e observação de aves. Eleito a melhor atração do Brasil em 2008 e 2009 pelo Guia 4 Rodas.

Outros passeios como:

• Boca da Onça Ecotur
• Passeio de Bote no Rio Formoso
• Boia Cross
• Arvorismo
• Cavalgada
• Mergulho com cilindro
• observação de aves
Maio e junho - baixa temporada - são ideais para visitar esse paraíso. Com Hotéis ou pousadas da Região com preços mais acessíveis, é possível conhecer atrativos turísticos e permanecer mais tempo desfrutando desse Lugar maravilhoso que conquistou em 2009, pela 8 º Pela vez o prêmio de Melhor Destino de Ecoturismo, da Revista Viagem e Turismo da Editora Abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário